Skip to content

Quem Somos

 

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TRE-PR

 

O Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) é uma área da Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Suas atividades são regulamentadas pela Resolução nº 903/2022.

 

O que fazemos

 

I – monitoramos e promovemos a melhoria e aprimoramento da gestão judicial processual e administrativa dos dados da Agenda 2030 no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná;
II – elaboramos e implementamos plano de ação com soluções conjuntas e pacíficas de melhoria de gestão pública, no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná;
III – atuamos em conjunto com os Laboratórios de Inovação e os Centros de Inteligência dos demais Tribunais no desenvolvimento de projetos;
IV – incentivamos pesquisas, artigos e estudos da gestão da inovação, inteligência e ODS no Poder Judiciário;
V – abrimos espaço para a participação cidadã na perspectiva de projetos inovadores que contribuam para a efetividade da Agenda 2030;
VI – buscamos a solução para problemas complexos com base em metodologias de inovação que considerem a empatia,
colaboração interinstitucional e experimentação.
VII – divulgamos anualmente, até 31 de dezembro, os resultados das atividades no site do Tribunal.

Fale com a gente: liods@tre-pr.jus.br

 

Equipe

  • Maria Ângela de Oliveira

– Mini currículo:

Servidora pública federal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná desde 1995. Laboratorista lotado no LIODS (Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) desde janeiro de 2022.
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil).
Especialista em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Positivo.
Curso Princípios do Design Thinking e Inovação em Governo pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Curso Projetos de Inovação com Design Thinking pelas Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil). Curso de Design Sprint em Projetos de Transformação Digital pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Curso uso de Linguagem Simples pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Curso Facilitação com uso do Canvas de Projeto pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Curso Uso de Design em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Curso Gestão da Inovação no Setor Público pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.

Imagem do Certificado de Maria Ângela de Oliveira na Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público.

Certificado – Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público (formato PDF)

  • Rory Cordeiro e Silva

– Mini currículo:

Servidor público federal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná desde 1990. Laboratorista lotado no LIODS (Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) desde abril/2022. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (Capes 7), na linha de pesquisa de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2024). Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002). Graduação em Letras – Inglês pela UFPR (1997). Certificado de Proficiência em inglês pela Universidade de Cambridge , Inglaterra (2002). Professor substituto de Letras e Inglês Instrumental na Universidade Federal do Paraná (UFPR/DELEM) – (2003 – 2004).

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6622975929748945

Imagem do certificado de Rory Cordeiro e Silva na Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público.

Certificado – Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público (formato PDF)

 

Laboratoristas

  • Claudia Afanio

– Mini currículo:

Servidora Pública Federal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná desde 1997. Coordenadora de Inovação e Sustentabilidade.  Laboratorista do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do TRE/PR desde 2019.Graduada em Direito pela UNICURITIBA e Filosofia pela PUC/PR. Mestre em Direito pela UFPR e doutoranda em Ciência Política pela mesma Universidade. Co-fundadora do Grupo de Pesquisa em Direito Eleitoral e Ciência Política (GEPC) do TRE-PR.

Imagem do Certificado de Claudia Afanio na Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público.

Certificado – Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público (formato PDF)

  • Melissa Diniz Medroni

– Mini currículo:

Servidora Pública Federal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná desde 2013. Atua na Coordenadoria de Inovação e Sustentabilidade do Tribunal Regional Paraná (TRE-PR). Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduada em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUCPR. Analista Judiciária da Justiça Eleitoral, editou a Cartilha de Linguagem Cidadã do TRE-PR, tema de palestras e oficinas em órgãos públicos de todo o país.

Imagem do Certificado de Melissa Diniz Medroni na Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público.

Certificado – Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público (formato PDF)

  • Juiz Thiago Paiva dos Santos

– Mini currículo:

Mestrando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Especialista em Direito do Estado (área de concentração em Direito Administrativo) pela Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). Juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) na vaga destina aos juristas oriundos da advocacia. Diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR).
Ouvidor do TRE-PR de 2020 a 2022. Vice-presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral de 2020 a 2022. Membro consultor da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR e membro do Conselho Consultivo do IPRADE – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral.
Foi designado para o Núcleo de Cooperação Judiciária da Justiça Eleitoral do Paraná em 11/07/23.

Imagem do certificado de Thiago Paiva dos Santos na Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público.

Certificado – Capacitação em metodologias, ferramentas e práticas de inovação no Setor Público (formato PDF)